Arte e arquitetura estão intimamente conectadas, é difícil falar de uma sem mencionar a outra. Este é um dos motivos pelo qual algumas pessoas escolhem a Arquitetura como profissão, a capacidade do curso de ser multidisciplinar e permitir que o estudante eleja, dentre um grande leque, qual ramo deseja seguir.
Cenografia é a arte de idealizar, produzir e criar espaços. É a junção do encanto artístico com a visão de um projeto arquitetônico. Desta forma, a arquitetura cenográfica, é o lado lúdico, pois pode tornar um sonho em realidade.
Veja também: O que o cinema tem a ver com a arquitetura
Mas como nasce um projeto de arquitetura cenográfica?
Atualmente a distribuição de conteúdo digital não para de crescer. A facilidade de poder acessar filmes, séries, músicas e informações quase em tempo real, sem precisar sair de casa, é o que vem tornando o sistema de streaming cada vez mais corriqueiro.
Recentemente, a plataforma Netflix, lançou a série The Umbrella Academy. Baseada em uma adaptação da HQ criada por Gerard Way e o quadrinista brasileiro Gabriel Bá, conta a história de uma família disfuncional de super-heróis.
O visual da série é de irradiar os olhos do espectador logo de início, com direito a cenários extremamente bem produzidos, que remetem um pouco a estética dos filmes do Wes Anderson e com uma pegada um tanto noir, como, por exemplo, a casa da família Hargreaves. Além disso, por se passar em cronologias diversas, a recriação de épocas é extremamente fiel.
"A casa é o cenário mais impressionante que temos e é repleta de detalhes. Tem vários quartos e espaços para os personagens ficarem juntos e se encontrarem. Então não poderíamos ter ficado mais contentes com esses cenários", explica Gabriel Bá
The Umbrella Academy é um grande exemplo de como o arquiteto pode trabalhar no ramo cenográfico. Entretanto, para quem deseja investir nesse segmento, o leque não se restringe somente em TV e cinema. Com o crescente interesse cultural e artístico, e por se tratar de uma área bastante ampla, o profissional que seguir essa direção, poderá trabalhar com eventos, festivais, feiras, vitrines, direção de arte, curadoria em museus, espaços efêmeros, entre outros.
Em cada uma dessas situações, os métodos utilizados para criar um ambiente muitas vezes fictício, são inúmeros, como materiais, cores, mobiliário, efeitos luminotécnicos, maquetes, assim como o uso de softwares. Os especialistas devem pensar a relação entre o espaço, a luz e o efeito que isso terá no público como forma de fomentar o resultado desejado.
A demanda em arquitetura cenográfica cresce bastante, e atualmente, ainda faltam profissionais qualificados no mercado. Afinal, é uma profissão que exige diálogo entre ideias, contexto, suas necessidades e tendências. O ramo da cenografia é pouco explorado pelos estudantes e maioria não sabe que esta é uma opção para seguir profissionalmente. Quem se dedicar a essa área deve se preocupar não somente em ambientar espaços, mas trabalhar todas as experiências sensoriais dos espectadores, de forma mágica e integrada.
Referências:
https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/35692
https://www.significados.com.br/arquitetura
http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-146139
Comments